POSIÇÃO TROCADA
O NOVO MAPA DA AMÉRICA DO SUL
Semanas atrás foram mostradas nos principais jornais do Brasil, mudanças no território da América do Sul. Elas foram conhecidas com ajuda dos livros de geografia distribuídos nas escolas municipais do estado de São Paulo. Se não fosse eles...
Para a surpresa dos bolivianos, paraguaios e uruguaios, seus países haviam mudado de endereço sem avisar a ninguém. O Uruguai cansou de ser vizinho dos pampas gaúchos e foi para perto da Foz do Iguaçu, ocupando o lugar do Paraguai. Este, já sem território, viu-se obrigado a casar com a Bolívia (ou entraria para o movimento sem terra, MST). A união renderia filhos como: a Paragualívia e o Boliguai. Ambos afirmaram que isso ainda não estava nos planos.
A surpresa foi ainda maior, quando outro Paraguai, vindo ninguém sabe de onde, ocupou o território que antes pertencia ao Uruguai. A confusão foi do tamanho do Brasil. Quem pegou vôo daqui para a Bolívia, automaticamente chegava também no Paraguai (verdadeiro). Quem foi fazer compras no Paraguai, chegava na capital Uruguai, Montevidéu, que com o seu país estava em outro terreno. E ao viajar para o Uruguai, se deparava com um Paraguai que ninguém sabe de onde saiu.
Os presidente e a população dos países envolvidos nessa confusão, disseram não saber de nada. Apenas dormiram e ao acordar, tudo já havia sido feito. Foi na calada da noite. Sem nenhum tratado e também sem guerra. Os livros com o novo mapa da América do Sul já foram recolhidos, mas antes, parabenizados por denunciarem roubo e demarcação incorreta de território.
Hemerson Pinto