segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fulleragem

BALANÇANDO O JAPÃO

No Japão já é comum acontecer mais de um tremor de terra por dia. Carros, motocicletas, ônibus, além de casas e edifícios, ficam completamente destruídos. Os bombeiros se mobilizam para resgatar os corpos ou pessoas presas em locais de difícil acesso.

Não importa se é terremoto de verdade ou apenas uma simulação. Não entendeu? É que em Tókio, acontece anualmente o treinamento contra terremotos. O país para, tudo gira, ou melhor, balança em torno do evento. Todos os anos, um verdadeiro batalhão de lutadores de Sumô é convocado para a realização do treinamento. A concorrência é pesada. As inscrições são abertas no inicio do ano e terminam na véspera do terremoto programado.

Os lutadores de Sumô são divididos calculadamente pela capital japonesa e quando é dado o sinal (um som emitido pelas emissoras de rádio que, excepcionalmente estão funcionando em cadeia) eles entram em ação: pulam, correm, rolam e voltam a pular incansavelmente durante 1 hora. Não só Tókio, mas todo o território treme de forma assustadora. Chega a alcançar até 9 graus na escala.

Mas fica uma dúvida: o Japão tem até prédios construídos sobre molas especiais, para suportar os abalos. Esses treinamentos então servem para orientar os japoneses a se protegerem ou é apenas uma desculpa para matar a saudade enquanto não chega um tremor verdadeiro?

Hemerson Pinto