O Nada Fabuloso destino de um atendente
Trabalhar em Call Center não é tão fácil como as pessoas imaginam. O tele atendimento vai além do gerundismo e transferência de ligações. E para mais um agravante, os operadores tem limitadas pausas para lanchar, fazer ginástica laboral e as necessidades fisiológicas - sendo que para quem trabalha 6h diárias estipula-se que o ideal é que se tirem três pausas para o Toilet de no máximo 03 min. Ou seja, quem trabalha neste intervalo de tempo, tem cerca de 50 min de folga, sendo divido em 30 para lanche, 10 para a ginástica e 10 para as necessidades fisiológicas.
Os tele atendentes têm sérias metas a cumprir. São monitorados em todas as ligações, tem TMA (temo médio de atendimento) estipulado, e são obrigados a manter o equilíbrio emocional (mesmo quando são xingados), devendo ouvir o cliente tratá-lo o mais educadamente possível, com toda paciência do mundo, fazendo sua solicitação e encerrar a ligação caso o cliente deseje dizendo: a empresa x agradece sua ligação, tenha um bom dia.
Operador não tem direito a exaltar-se e nem processar cliente por calúnia e difamação, mesmo sendo agredido pessoalmente. Pois estima-se que ele é agredido indiretamente, visto que a indignação do cliente é para com a empresa na qual ele é representante- fato este que não exime o operador de ser ofendido e nem do seu psicológico emocional ser afetado. Entretanto o decreto 6.523 – o último promulgado, determina uma série de fatores em defesa do consumidor que necessita do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Mas para os tele os atendentes não existe se quer um artigo em qualquer lugar que seja.
“Falar dos tele atendentes é muito fácil difícil é ser um deles. Todas as reportagens são voltadas para os clientes, e ninguém pensar no lado do operador, nós também somos gente, e temos problemas; Trabalhamos sob pressão tanto da empresa que cobra resultados 24h quanto do cliente q reclama 24h. Contudo nosso serviço depende ainda diretamente de outras equipes – das quais não temos se quer contato direto, dificultando ainda mais o tão criticado oficio ” afirma Jeffrey operador de tele atendimento de uma Concessionárias Energética.
Maria Almeida