URINA COMPROMETE A ESTRUTURA DE VIADUTOS EM SALVADOR
Mais de uma dezena de viadutos passam atualmente por reformas na capital baiana. O trabalho tem como objetivo recuperar as centenas de pilares de sustentação que apresentam suas estruturas comprometidas por causa da urina que, freqüentemente, é depositada na sua base.
Falando assim, você deve imaginar que os cães daquela cidade trocaram os postes de energia elétrica pelas colunas, mas na verdade o xixi responsável pelo estrago é colocado ali pelos próprios moradores.
O motorista de ônibus, Francisco Volante, afirma que a culpa é do governo, que não disponibiliza banheiros públicos. “eu paro o ônibus no primeiro viaduto que encontro e faço ali mesmo”, diz ele. O vendedor de pastel, Antonio Massa, afirma que o ato já é uma tradição dos baianos e não tem nada que traga mais tranqüilidade do que fazer xixi nos viadutos. O governo baiano diz que o investimento nas obras tem um custo muito alto, porém, gera emprego para engenheiros e outros profissionais da área de construção. Uma empresa especializada em implosão de edifícios já anunciou a contratação de cerca de cinco mil baianos para o quadro funcional. “contratar essas pessoas, com o poder que o acido existente na urina delas tem, sai mais barato e prático que a instalação de dinamites e outros equipamentos”, afirma o dono.
O povo da Bahia é caracterizado pela fé, alegria, e o jeito manso de falar. Ninguém imaginava que pessoas tão pacientes pudessem ser donas de um xixi pra lá de poderoso.
Hemerson Pinto